sábado, 27 de abril de 2013

Se você tem uma arvore em seu quintal seu orquidário já está pronto.



Existem muitas pessoas que gostariam de cultivar orquídeas, mas acha muito complicado e caro ter que construir um orquidário. Mas a verdade é que se há uma arvore em seu quintal seu orquidário já está feito e prontinho para receber suas plantas. Para se ter sucesso quando se trata do cuidado de orquídeas devemos lembrar que quando mais imitarmos as condições em que aquela planta tinha na natureza mais teremos bons resultados, uma arvore no quintal é o mais perto que podemos chegar das condições naturais em que aquela planta tinha em seu habitat natural. Assim como em um orquidário convencional se você vai transformar sua arvore em um orquidário observe que a lugares que pega mais sol e a lugares que fica mais sombreado, isso depende também do lugar e das coisas próximo ao orquidário, ou da arvore orquidário, outras arvores ou até mesmo uma parede pode fazer com que uma parte do orquidário peque mais luz ou fique com mais sombra durante o dia, mas isso não é um problema e sim uma solução porque a muitas orquídeas que gostam de mais luz e outras que gosta de mais sombra, e ha aquelas que gostam ate mesmo de sol direto, basta você conhecer um pouquinho de suas plantas e saber coloca-las em seu orquidário, aquelas que gostam de mais de maior quantidade de luz coloque-as no lugar de mais luz e as que gostam de mais sombra coloque também assim.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Loucos Por Plantas – Um Vício Que Faz Bem ao Coração


 O prazer da espera, a satisfação da superação, e a festa de um alvo alcançado, isso tudo acontece com aqueles que  são loucos por plantas. Esperar por aquela floração que só acontece uma vez no ano, bem, esperar não, cuidar, a planta tem que ser cuidada durante todo ano para que ela nos presenteie com suas belas flores, e quantas vezes temos que superar para resolver problemas com fungos, bactérias e vírus, sem contar uma infinidade de outros problemas que acontece durante todo ano, mas tudo isso vale apena, para que gosta isso tudo também é prazeroso, ver novos brotos o caminhar das raízes o crescimento de folhas e bulbos tudo isso para quem é louco por plantas é muito prazeroso, descansa a alma e refrigera o espírito, ai na data agendada as flores, é uma festa literalmente uma grande festa, às vezes rápido às vezes demorado, mas cada qual com seu jeito e seu encanto. Cada um tem sua planta preferida, as cores que lhe chama mais atenção, mas em regras gerais são poucos as pessoas que não gostam de plantas, temos muito da natureza enraizada em nossa alma, por isso faz tão bem se dedicar ao cultivo de alguma planta, encontre a que você mais goste e tente entrar para esse mundo dos loucos por plantas.

As micro orquídeas - A Beleza Escondida


As micro orquídeas podem passar despercebidas por muitos, mas para aqueles que se dedicam a observar com um pouquinho mais de atenção ira descobrir um mundo totalmente cheio de formas corres de uma beleza incrível, é claro que para isso deve treinar os olhos para ver o incrível mundo das micro orquídeas, a muitas pessoas que são apaixonadas em espécie por essa representantes do reino das orquídeas e isso é perfeitamente compreensível, porque assim que aprendemos a ver a incrível beleza dessas plantas não tem como não se apaixonar, o bom orquidofilos que se prese deve ter em sua coleção de orquídeas mini e micro orquídeas. . Muitas vezes a beleza está no detalhe, escondidinha e na presa deixamos de perceber a beleza que há nesse mundo encantador que é o mundo dessas pequenas flores, temos que treinar nossa alma para ser atraída para o belo seja ela grande ou pequena.

Brasiliorchis schunkeana - Orquídea Negra


A orquídea negra é uma das orquídeas mais exóticas, uma beleza com a cara do Brasil. Vale apena ter uma em seu orquidário. De fácil cultivo e que florescem abundantemente, tem bastante resistência a doenças. Gosta de uma maior quantidade de umidade em seu substrato, principalmente no período de crescimento e floração, por isso o substrato de esfagno é o mais indicado para essa espécie de orquídea, outra dica para o sucesso no cultivo dessa planta é usar um adubo orgânico, pois se dão muito bem com esse tipo de adubo. Florescem entre meados de março a fim de maio e suas flores têm baste resistência podendo durar ate mais de 20 dias. Cultivar orquídeas é um bom hábito para combater o stress dos nossos dias, um mal que vem crescendo e causando muitos males à saúde dos brasileiros, ma do mesmo modo como podemos nos colocar em uma rotina estressante podemos também adquirimos hábitos que podem diminuir esse stress. Assim como tem coisas que cansa a mente existem aquelas que descansam, coisas que fazemos que podem harmonizar nossa mente, e sem duvida o hábito de cultivar plantas, em especial as orquídeas serve de bom remédio para termos mais qualidade vida.

Cultivar Orquídeas – Dicas de Cultivo de belas Orquídeas



As orquídeas exercem fascínio e encantamento desde o primeiro olhar. Se apaixonar pelas belezas dessa flor é quase irresistível. De diferentes formas e de todo tipo de cor essas flores vem conquistando cada vez mais espaço nas casas e jardins por todo mundo, graças principalmente a facilidade de se conseguir exemplares de varias espécies e não ter mais que coletar na natureza.  Grandes redes de supermercados têm investido na venda dessas plantas, principalmente em datas comemorativas (dia dos namorados, dia das mães). Muitos colecionadores começa assim, ganha uma como presente e quando menos percebe já esta com um monte e na busca de mais, ai quando chega nesse estagio já não tem mais volta, já esta nesse mundo incrível, o mundo das orquídeas. Uma boa dica para quem esta começando é escolher orquídeas de fácil cultivo como as Phalaenopsis que são orquídeas muito fáceis de cultivar. Elas gostam de sombra da para se cultivar dentro de casa e apartamento, também da para cultivar debaixo de outras arvores no quintal, gostam de maior quantidade de umidade e agradecem com muitas flores a uma boa adubação, além de serem orquídeas baratas, fica ai a dica para quem está começando.

O Gênero Catasetum




O gênero catasetum é sem duvida um dos mais interessante do mundo das orquídeas, suas flores além de muito belas e diferentes estão entre as mais cheirosas, seu perfume é muito agradável e se espalha por todo o ambiente agradando tanto os olhos como o olfato. Suas flores podem ser feminina ou masculina ambas é totalmente diferente uma da outra, as flores feminina não importa a espécie são sempre parecidas, parece um sapatinho, somente as flores feminina desenvolve cápsula floral, as masculinas podem fornecer o pólen. O gênero catasetum também podem emitir flores hermafroditas, ou seja, flores que tem os dois sexos na mesma flor, mas essas são ainda mais difíceis. Uma dica para que seu catasetum emita flores femininas para que você possa fazer sementes é deixar que seu catasetum fique em um lugar onde ele pegue maior quantidade de sol, quanto mais sol os catasetum pega mais chance de emitir flores feminina você terá. Os catasetum durante um período do ano entram em dormência, eles não metabolizam nutrientes nem absolve água, durante esse período deixe eles quietinho, não adube nem regue por que se fizer isso eles podem apodrecer em regra isso ocorre durante o período de seca, quando eles começarem a se desenvolver após a dormência adube com um adubo rico em nitrogênio e próximo à floração adube com um adubo rico em fósforo, o nitrogênio ajuda no crescimento e o fósforo ajuda a floração o enraizamento e a amadurecer as sementes.